Resistência, ousadia e fé! Iza lança nova música e videoclipe

Novo single mostra nova fase da cantora muito mais confiante

A música que já está em todas as principais plataformas digitais e é faixa do ainda inédito segundo álbum da cantora
A música que já está em todas as principais plataformas digitais e é faixa do ainda inédito segundo álbum da cantora |  Foto: Divulgação
 

Fé pra quem é forte

Fé pra quem é foda

Fé pra quem não foge a luta

Fé pra quem não perde o foco

Fé pra enfrentar esses filha da p*ta

É com esse forte refrão e um clipe de quebrar paradigmas, que Iza lança seu novo single "Fé", trazendo dualidade entre a religiosidade e xingamentos. A música que já está em todas as principais plataformas digitais e é faixa do ainda inédito segundo álbum da cantora, foi composta por Iza e podemos dizer que é a melodia mais intensa que a cantora já fez. Segundo Iza, ela nunca havia cantado sobre algo que fizesse parte de sua vida tão fortemente. 

Um dos principais nomes da música pop brasileira, Iza bate recordes a cada lançamento: São mais de 4,21 milhões de inscritos no Youtube, mais de 200 milhões de visualizações dos clipes e mais de 16 milhões de seguidores no Instagram. 

"Fé" fala um pouco sobre sua trajetória desde a infância, as batalhas que travou e a gratidão por tudo o que conquistou. A música sucede "Gueto" e "Sem filtro" na cronologia de singles da cantora. Iza conta que fé é sobre acreditar, resistir e transformar. É sobre autoconhecimento, mas também sobre evoluir no coletivo. A artista é muito conectada com a espiritualidade e a fé é imprescindível em sua vida. 

"Em 2016 e 2017, eu e minha mãe estávamos passando por muitas dificuldades, eu estava sem trabalho e decidi que ia parar de procurar lugares para cantar e arrumar um emprego normal. Minha mãe já estava trabalhando em três escolas, vendíamos sanduíche e mesmo assim não estava dando. E naquele momento, eu não perdi a minha fé e logo depois as coisas começaram a melhorar. Os trabalhos começaram a aparecer e eu não desisti", conta.

Com 31 anos, Isabela Cristina Correia de Lima, revela que o maior corre por trás de um close foi a sua educação. 

Eu sempre estudei em colégios bons e no Brasil ensino de qualidade não é na rede pública, infelizmente. Meus pais sempre se esforçaram para que eu estudasse em escola particular e muitas vezes eu era a única negra da sala e da escola e além disso, consegui me formar e na PUC. Isso eu posso dizer que é um p*ta close Iza, cantora
 

Ilustrar o abstrato, a frustação e a raiva. Essa foi a pegada do curta que foi totalmente produzido com um olhar bem plástico e contemporâneo. Falando da letra, a música que ao mesmo tempo é espiritualizada, possui alguns palavrões e isso é algo jamais visto na trajetória de Iza. "Essa dualidade me faz desabafar através da música. Eu falo muito palavrão e é a primeira vez que trago isso em uma música. Somos viscerais e temos que exteriorizar. Eu quiz dessa forma e tenho certeza que quem tem que entender, vai entender! Estou em um processo muito grande de amadurecimento artístico e muito mais segura no meio que trabalho, me sinto muito mais aceita. Não exponho toda a minha vida nas redes e hoje estou muito mais segura para falar sobre mim em todas as esferas", destaca.

IZA
  

Indagada sobre agradar ao senso comum e o imediatismo das redes sociais, ela abre o verbo. "Não sou a pessoa que está sempre querendo agradar, ou eu atendo demandas ou me entrego no meu trabalho, para ele ser digno. Os dois não tem condição de fazer. Não fico pensando nos algoritmos, na correria e na hora certa para isso ou aquilo. Estou falando da minha fé agora porque é o que eu quero fazer, não podemos nos limitar, deixar que nos coloquem em caixas, o mercado não pode nos limitar. Estamos nesse mundo para deixar nossa marca ou o quê? Parem de dar ouvidos a pessoas que não fazem a mesma coisa que vocês fazem. Eu não tenho um pingo de condições de opinar em um trabalho que eu não conheço e porque vocês deixam as pessoas fazerem isso com vocês? Se fizerem isso, a vida de vocês será mais fácil, pode acreditar", afirma.

Iza complementa ainda. "Essa música me representa muito. Quando vi o refrão pronto fiquei energizada! Todo mundo conhece um FDP né? Que atrapalha, diminui, atrasa... Além da fé, é necessário ignorar as pessoas escrotas do caminho. Em 2018 foi indicada ao Grammy, eu acho isso incrível, mas eu não faço música para concorrer a nada, eu faço o que estou sentindo no momento, o que minha alma está pedindo. Se o prêmio vier, maravilhoso! Se não, ok também! Eu fiz o que eu quiz. Essa música é cheia de palavrões porque eu sou doida (gargalhadas) e eu prezo por isso, falar o que quiser e me expressar! 'Sem filtro' não tem nada a ver com 'Fé' e que não tem nada a ver com 'Gueto'. Adoro contar histórias diferentes em cada música, com estilos que não conversam. Eu sou assim! Já me preocupei em criar uma identidade, hoje não. A Iza de hoje está em um lugar de construção e lido melhor com críticas. Sou 'Dona de Mim' (muitas gargalhadas)".

Todo mundo conhece um FDP né? Que atrapalha, diminui, atrasa... Além da fé, é necessário ignorar as pessoas escrotas do caminho Iza, cantora
 

O clipe

Na exaltação da fé no corre que cada um carrega, a cantora disponibilizou no clipe, gravado em São Paulo, com roteiro escrito por ela e Felipe Sassi, que também assina a direção do curta, uma ideia bem diferente de tudo o que já gravou e mostra um lado que não havia mostrado ainda. Durante o curta, os bailarinos atuam como se 'fossem' as dificuldades vividas pela cantora durante sua trajetória de vida, obstáculos, haters e caminhos tortuosos para alcançar seus objetivos. Além disso, o elenco também ensaiou para cantar ao lado do coral de seis pessoas que já se apresentam com Iza, além de quatro integrantes da sua banda. 

Outro destaque do videoclipe é para o ballet formado por 50 bailarinos especializados em dança contemporânea e muitos deles são estrelas da companhia da Deborah Colker. Um dos trechos que mais impressiona no clipe, é quando um dos bailarinos dá uma cuspida no rosto da Iza e a cantora explica que o ato foi ideia e escolha dela. "Essa foi a minha maneira de ilustrar que a mulher preta é a mais desrespeitada, menosprezada e violentada do país e o quanto é difícil ser confortável na nossa pele, é algo raro! Eu conversei com o bailarino e falei: quero o cuspe real, com saliva, não quero que beba água e cuspa, quero veracidade e intensidade", explica.

Iza diz que conversou com a equipe que tinha em mente uma escada de gente para dar ideia de estar passando por cima de críticas e ideias ruins das outras pessoas e seguir em frente. "Esse foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer, minha equipe não me criticou, não julgou, apenas compraram as minhas loucuras e trabalhamos todos juntos. Estou muito feliz em trabalhar com pessoas novas e o desafio de adaptar a ideia para algo que rolasse tão perfeitamente. A escada humana foi reproduzida da melhor forma com 60 atores". 

Clipe da cantora foi lançado nesta sexta-feira (3), e é um trabalho que quebra todos os paradigmas
Clipe da cantora foi lançado nesta sexta-feira (3), e é um trabalho que quebra todos os paradigmas |  Foto: Divulgação
 

Posicionamento

Se tratando de política, Iza não esconde sua opinião e mostra a que veio. No mês passado, no Nômade Festival, em São Paulo, a cantora viralizou nas redes em um vídeo que ela dançava ao som do público entoando uma música contra o presidente Jair Bolsonaro. A cantora que durante o mesmo show, fez o gesto de 'arminha' com as mãos e as levantou em outra posição, formando um 'L', referência ao ex-presidente Lula, Iza destaca que este será um ano difícil e de muita polaridade. 

Não tem como não se posicionar, ignorar ou não falar, isso não existe! Aquele meu vídeo que viralizou recentemente, quem puxou o coro foi a plateia, e eu ia fazer o que, fingir que não estava ouvindo? Me fazer de maluca? Precisamos ser parte disso. A arte serve para isso também. Posicionamento! Iza, cantora
 

A cantora lembra que para concluir sua faculdade - Iza é publicitária e graduada pela PUC -, puxou uma matéria de forma aleatória e se apaixonou. "O nome da disciplina era 'Comunicação e a MPB', ela contava a história do início da MPB e o quanto isso foi político e cheio de nuances na nossa história. Arte e música se comunicam sempre", lembra.

Rock in Rio

A cantora conta que fé é acreditar em alguma coisa, qualquer coisa. "Eu acho que quando não acreditamos em nada, fica mais complicado e com fé o bagulho já é difícil, imagina sem. Vai por mim!".

Prova da fé inabalável da cantora, seu show no RIR 2019 no palco Sunset levou a multidão a loucura. "No dia do show, quando eu estava a caminho, uma amiga me mandou uma mensagem com uma foto e nela mostrava que completava quatro anos que estávamos no meio da multidão curtindo os shows e naquele dia eu era a atração! Passou um filme na minha cabeça. Foi especial e uma grande realização pessoal e profissional", relembra Iza.

A jovem é uma das cantoras que vai abrir o Palco Mundo do festival com show no dia 04 de setembro e abre uma das noites mais aguardadas do evento que traz Justin Bieber e Demi Lovato. "Sobre o Palco Mundo posso dizer que estou... apavorada!! (risos). Vou dar o meu melhor e subir lá para fazer o que sei fazer. Vai ser uma grande realização, algo único, intenso e especial. Sou fã do festival e uma mulher, negra, brasileira abrindo o palco mundo... Isso é f*da! Tô em êxtase!".

< Jorge Jesus indica dois jogadores do Flamengo para o Fenerbahçe Peça de foguete que caiu no Paraná é de empresa de Musk <